Disciplinas do 1º Período do curso de Bacharelado - Grade Comum

Esta disciplina ensina como estudar a Bíblia através do método indutivo e os princípios básicos de observação, interpretação e aplicação.

Disciplina obrigatória.

Esta disciplina se dedica à exposição de ensinamentos bíblicos sobre o desenvolvimento pessoal na vida cotidiano, assim como no ministério cristão pessoal. Estudo das disciplinas espirituais do estudo da Bíblia, oração, adoração, jejum, comunhão e serviço cristão. Estudo dos fundamentos de um caráter espiritual para o crescimento pessoal e ministerial. Justificação pela fé. Viver pelo Evangelho. O Crescimento Cristão. O poder transformador do Evangelho. Viver como Filhos. Aprendendo a ser filho. A Lei e o Evangelho. O arrependimento como modo de vida. O amor como fundamento do ministério. Compreendendo o coração do Pai. Graça para o humilde. O ministério da reconciliação. Integridade moral. 

Disciplina obrigatória.

Esta disciplina apresenta o conteúdo geral da Bíblia a fim de que o seguidor de Jesus seja capaz de conhecer melhor a Palavra de Deus – a revelação escrita de Deus. Conhecendo melhor a Bíblia. Sete aspectos literários da Palavra de Deus. Dez temas centrais. Sete divisões ou etapas na história da redenção. Resumo histórico-teológico da Bíblia. O Antigo Testamento. O Novo Testamento. Uma visão geral do mundo bíblico.   

Esta disciplina oferece uma exposição panorâmica da história de Israel no Antigo Testamento tendo em vista a sua importância para a formação do Cânon bíblico e da Igreja Cristã. Explanação cronológica da História de Israel, suas origens, desenvolvimento, guerras civis e papel no plano divino.   

Disciplina obrigatória.

Esta disciplina trata de como se produz o conhecimento teológico de modo acadêmico e sua redação. Os mandamentos da pesquisa teológica. As perguntas perenes. Escrever espiritualmente. Pensar biblicamente. Pensar sistematicamente. Como escrever um trabalho teológico. Avaliação de trabalhos teológicos. Máximas para os teólogos. Tipos de redação acadêmica usada no estudo teológico. Guia do SETEB para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos.