Disciplinas do 4º Período do curso de Bacharelado - Grade Comum

Esta disciplina introduz o estudo dos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) e do livro dos Atos dos Apóstolos.

Esta disciplina trata da Antropologia Teológica (doutrina do homem) e da Angelologia (ou Angeologia, a doutrina dos anjos) de uma perspectiva evangélica. Teorias da criação do homem, do ser pessoal e da imagem de Deus no homem. A natureza do homem. A queda do homem em pecado. A criação do mundo espiritual. A doutrina dos anjos na história. Bases bíblicas da existência angelical. A natureza dos anjos, seu caráter e serviço. Classificação, número e organização dos anjos. Os anjos maus (Satanás e os Demônios). 

Esta disciplina explora algumas das dinâmicas necessárias para o desenvolvimento bíblico e saudável de igrejas. Aqui são estudados a teologia e a prática da adoração cristã, bem como os princípios bíblicos da evangelização e crescimento da igreja. 

Esta disciplina provê uma reflexão concisa e prática sobre o ministério pastoral. Introdução ao Ministério Pastoral: liderança, cuidado, pregação e adoração. Teologia e ministério pastoral. Uma aproximação teológica para a liderança pastoral hoje. Cuidado Pastoral. Teologia Bíblica e Prática do Ministério Pastoral.

Disciplina obrigatória.

Estudo do período clássico do desenvolvimento histórico da teologia cristã. O contexto formal da teologia. As visões teológicas dos pais apostólicos. Os apologistas gregos. As heresias da igreja primitiva. Irineu, Tertuliano e a Escola de Alexandria. Teologia Ocidental e Teologia Oriental pós-Orígenes. A controvérsia ariana. Atanásio, os capadócios e doutrina trinitária. Controvérsias cristológicas e o Concílio de Calcedônia. A igreja apostólica. A teologia de Agostinho e pós-agostiniana. O renascimento carolíngio. A era das trevas. A renascença do século XII e a Teologia Oriental. Uma introdução geral ao século XIII. A Escola Dominicana e o aristotelianismo extremo. A teologia na idade média tardia. Após a idade média, uma nova luz e o fim de uma era.