Disciplinas do 5º Período do curso de Bacharelado - Grade Comum

Esta disciplina explora as características históricas, literárias e teológicas das Epístolas Paulinas (Romanos, 1ª e 2ª aos Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, 1ª e 2ª a Timóteo, Tito e Filemom), as Epístolas Gerais (Hebreus, Tiago, 1ª e 2ª de Pedro, 1ª, 2ª e 3ª de João, Judas) e o Apocalipse.

Esta disciplina trata da Hamartiologia (doutrina do pecado) e da Soteriologia (doutrina da salvação). A origem do pecado. O caráter essencial do primeiro pecado. A transmissão do pecado. O pecado na vida da raça humana. A punição do pecado. Conceitos básicos da doutrina da salvação sob diferentes perspectivas teológicas. A relação da pneumatologia com a soteriologia. A graça comum. A união mística do crente com Cristo. Vocação geral e vocação externa. A regeneração e a vocação eficaz. A conversão, a fé e a justificação. 

Esta disciplina introduz a identidade e método da Teologia Bíblica, seus diferentes temas e as disposições teológicas existentes nas diferentes etapas da história do povo de Israel que se refletem nos respectivos textos, para a preparação de uma Teologia do Antigo Testamento.

Esta disciplina mostra o que é a apologética e a sua importância para o testemunho e fortalecimento da vida espiritual dos crentes, bem como o significado e importância de ter uma cosmovisão cristã.

Esta disciplina existe aqui apenas para lembrar ao aluno de que neste ponto de seus estudos ele deve cursar uma disciplina eletiva, ou seja, à sua escolha. Assim, consulte "Informações e Recursos" ou a página de cursos do SETEB para saber quais são as disciplinas disponíveis.