2º Período

Esta disciplina explora as características históricas, literárias e teológicas do Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia) e dos Livros Históricos. Assim, especificamente, estuda concisamente os livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

Esta disciplina introduz o estudo de Deus e de Suas relações com as coisas criadas (a teologia), além do estudo da Bibliologia, que é o estudo das Sagradas Escrituras – a Bíblia.

Esta disciplina apresenta uma síntese da história do Cristianisno desde os primórdios até os nossos dias; tal estudo é desenvolvido em períodos com destaque para os principais eventos e personagens. Um aspecto mais específico do estudo é dedicado à formação da igreja protestante no Caribe e América Latina.

Esta disciplina se dedica a ensinar os princípios mais saudáveis de interpretação das Escrituras. Interpretação histórica-gramatical das Escrituras. Regras essenciais à correta interpretação do texto bíblico.



Esta disciplina apresenta os conceitos da exposição bíblica e da teologia cristocêntrica. A natureza, a teologia, a história e processo de desenvolvimento e entrega do sermão centrado em Cristo. As responsabilidades pessoais do pregador. A relevância da exposição bíblica e cristocêntrica no ministério pastoral.