Nesta seção se encontram as disciplinas obrigatórias e eletivas do Mestrado em Teologia.

Esta disciplina se insere no campo de estudos da Teologia Sistemática através de uma análise introdutória dos pontos divergentes e conciliatórios das perspectivas Calvinista e Arminiana. Definição de Calvinismo e Arminianismo. Os cinco pontos do Calvinismo. Os cinco pontos do Arminianismo. Comparação entre as duas perspectivas. Pontos em comum entre Calvinismo e Arminianismo. 

Esta disciplina analisa o desenvolvimento da teologia contemporânea. Teologias pré-contemporâneas. O liberalismo teológico. O novo modernismo. Novas correntes teológicas. A teologia da libertação. A teologia social de Calvino. 

Esta disciplina introduz os cem principais acontecimentos da história do cristianismo desde o incêndio de Roma até o crescimento da igreja na China comunista.

Esta disciplina introduz a Teologia Bíblica do Antigo Testamento. Conceito e definição de Teologia Bíblica do Antigo Testamento. Métodos de Teologia do Antigo Testamento. História da Teologia do Antigo Testamento. A Natureza da Teologia Bíblica. Três características da Teologia Bíblica do Antigo Testamento. A tendência da Teologia Bíblica. Teologia do Antigo Testamento e História. Esboço da Teologia do Antigo Testamento. A ideia de Testamento. Introdução à história do desenvolvimento da Teologia do Novo Testamento e do estado da investigação atual. Pressuposições da Teologia do Novo Testamento. Tensões da Teologia do Novo Testamento. Metodologia da Teologia do Novo Testamento. 

Esta disciplina apresenta em sua primeira unidade a história da interpretação cristã da Bíblia, introduz a hermenêutica bíblica e apresenta os princípios básicos de interpretação das Escrituras, incluindo o uso figurado na Bíblia; trabalha criticamente as abordagens contemporâneas na interpretação bíblica e oferece, adicionalmente, uma análise da abordagem hermenêutica escatológica de Paulo e a influência desta em seu evangelho. Na segunda unidade, trabalha os princípios da interpretação com ênfase nos gêneros literários, o objeto de análise da hermenêutica bíblica (as Escrituras), e o método exegético aplicado a diferentes gêneros textuais bíblicos. 

Esta disciplina trabalha a capacidade do doutorando em elaborar um texto para estudo da disciplina Teologias Joanina e Paulina que poderia ser usado com estudantes de graduação em teologia.
Esta disciplina apresenta as normas e instruções para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso do Mestrado.