Nesta seção se encontram as disciplinas obrigatórias e eletivas do Mestrado em Teologia.

Esta disciplina oferece uma exploração abrangente dos principais temas, aproximações, teólogos e debates contemporâneos dentro do campo da Teologia Sistemática. Ele visa fornecer aos participantes uma compreensão sólida dos princípios básicos da sistematização das doutrinas fundamentais da fé cristã e sua relevância para a vida e ministério cristãos. Introdução à Teologia Sistemática. A importância da Teologia Sistemática. Principais Teólogos Sistemáticos. A Teologia Sistemática e outras áreas da Teologia. Pontos fortes e fracos da Teologia Sistemática. Questões contemporâneas na Teologia Sistemática. A Relevância e aplicação prática da Teologia Sistemática.

Esta disciplina oferece uma exploração abrangente de quatro métodos hermenêuticos utilizados para compreender as Escrituras Sagradas. Desde a interpretação por princípios até o movimento redentor, os participantes são guiados em uma jornada de descoberta que enriquece a sua compreensão da mensagem divina contida na Bíblia. Com uma aproximação equilibrada entre teoria e prática, este curso capacita os participantes a aplicar os conhecimentos adquiridos em sua vida pessoal, ministério e estudo das Escrituras, promovendo uma interpretação mais fiel e relevante do texto bíblico. A Falibilidade dos Métodos de Interpretação Bíblica. Interpretação Por Princípios. Método Redentivo-Histórico. Método Canônico-Linguístico (Ou Dramático-Redentivo). Método do Movimento Redentor. Análise Geral dos Métodos Hermenêuticos Contemporâneos.

Esta disciplina introduz os principais períodos, eventos e movimentos da História do Cristianismo, desde a origem da Igreja Cristã até a contemporaneidade. O Cristianismo primitivo e a expansão no império romano. A idade média e a diversificação do Cristianismo. O Cristianismo no Novo Mundo e a Era Moderna. O crescimento global do Cristianismo e os desafios contemporâneos. O futuro do Cristianismo e o desafio da unidade.

Esta disciplina apresenta as normas e instruções para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso do Mestrado em Teologia, ou seja, uma Dissertação.

A disciplina analisa alguns temas centrais no desenvolvimento da teologia contemporânea. Liberalismo. Existencialismo. A teologia de Karl Barth. A teologia de Rudolf Bultmann. A ortodoxia. Crítica ao liberalismo e ao existencialismo. A alternativa Evangélica ao Modernismo. O Evangelicalismo dialogando com o pensamento moderno. Contribuições do passado e perspectivas para o futuro. Breve biografia dos principais teólogos contemporâneos.

Esta disciplina oferece uma aproximação abrangente para o estudo das Escrituras Sagradas, explorando os princípios fundamentais, as aproximações e métodos hermenêuticos, bem como os temas centrais da Teologia do Antigo e do Novo Testamento. Introdução à Teologia Bíblica. História e desenvolvimento da Teologia Bíblica. Interpretação e aplicação da Teologia Bíblica. Introdução à Teologia Bíblica do Antigo Testamento. Métodos da Teologia do Antigo Testamento. Características da Teologia Bíblica do Antigo Testamento. Principais Temas da Teologia do Antigo Testamento. Introdução à Teologia Bíblica do Novo Testamento. Métodos da Teologia do Novo Testamento. Características da Teologia do Novo Testamento. Principais temas da Teologia do Novo Testamento. Síntese, aplicação prática e perspectivas futuras.

MESTRADO EM TEOLOGIA
Disciplina obrigatória


Esta disciplina se ocupa em explorar os diversos elementos teológicos do pensamento dos apóstolos Paulo e João que são necessários a uma compreensão adequada dos escritos Paulinos e Joaninos, bem como do Novo Testamento em geral. Desenvolvimento da teologia do apóstolo Paulo desde antes de sua conversão até o final de sua vida cristã. Antecedentes histórico-teológicos dos escritos Joaninos. Conceitos teológicos básicos de João.