Nesta seção se encontram as disciplinas obrigatórias e eletivas do Mestrado em Teologia.

Esta disciplina apresenta os principais temas da teologia sistemática sob as perspectivas Arminiana e  Calvinista.

Disciplina Obrigatória

Esta disciplina analisa o desenvolvimento da teologia contemporânea. Teologias pré-contemporâneas. O liberalismo teológico. O novo modernismo. Novas correntes teológicas. A teologia da libertação. A teologia social de Calvino. 

Disciplina Obrigatória

Esta disciplina introduz os cem principais acontecimentos da história do cristianismo desde o incêndio de Roma até o crescimento da igreja na China comunista.

Disciplina obrigatória

Esta disciplina introduz a Teologia Bíblica do Antigo Testamento. Conceito e definição de Teologia Bíblica do Antigo Testamento. Métodos de Teologia do Antigo Testamento. História da Teologia do Antigo Testamento. A Natureza da Teologia Bíblica. Três características da Teologia Bíblica do Antigo Testamento. A tendência da Teologia Bíblica. Teologia do Antigo Testamento e História. Esboço da Teologia do Antigo Testamento. A ideia de Testamento. Introdução à história do desenvolvimento da Teologia do Novo Testamento e do estado da investigação atual. Pressuposições da Teologia do Novo Testamento. Tensões da Teologia do Novo Testamento. Metodologia da Teologia do Novo Testamento. 

Disciplina obrigatória

Esta disciplina apresenta em sua primeira unidade a história da interpretação cristã da Bíblia, introduz a hermenêutica bíblica e apresenta os princípios básicos de interpretação das Escrituras, incluindo o uso figurado na Bíblia; trabalha criticamente as abordagens contemporâneas na interpretação bíblica e oferece, adicionalmente, uma análise da abordagem hermenêutica escatológica de Paulo e a influência desta em seu evangelho. Na segunda unidade, trabalha os princípios da interpretação com ênfase nos gêneros literários, o objeto de análise da hermenêutica bíblica (as Escrituras), e o método exegético aplicado a diferentes gêneros textuais bíblicos. 

Disciplina obrigatória

Esta disciplina trabalha a capacidade do doutorando em elaborar um texto para estudo da disciplina Teologias Joanina e Paulina que poderia ser usado com estudantes de graduação em teologia.

Disciplina obrigatória
DISSERTAÇÃO

Esta disciplina apresenta as normas e instruções para a elaboração do trabalho de conclusão do curso do Mestrado.

Código: 0510011011
Curso:
Mestrado
Habilitação: Todas
Matriz Curricular: 2010.1
Carga Horária:
720 H
Créditos:
12
Categoria:
Teologia Prática
Aplicação:
Teórica/Prática
Situação:
Obrigatória
Inscrição:
Moderada
Acesso:
Estudante