Nesta seção se encontram as disciplinas obrigatórias e eletivas do Mestrado em Teologia.

Esta disciplina oferece uma exploração abrangente dos principais temas, aproximações, teólogos e debates contemporâneos dentro do campo da Teologia Sistemática. Ele visa fornecer aos participantes uma compreensão sólida dos princípios básicos da sistematização das doutrinas fundamentais da fé cristã e sua relevância para a vida e ministério cristãos. Introdução à Teologia Sistemática. A importância da Teologia Sistemática. Principais Teólogos Sistemáticos. A Teologia Sistemática e outras áreas da Teologia. Pontos fortes e fracos da Teologia Sistemática. Questões contemporâneas na Teologia Sistemática. A Relevância e aplicação prática da Teologia Sistemática.
Esta disciplina apresenta em sua primeira unidade a história da interpretação cristã da Bíblia, introduz a hermenêutica bíblica e apresenta os princípios básicos de interpretação das Escrituras, incluindo o uso figurado na Bíblia; trabalha criticamente as abordagens contemporâneas na interpretação bíblica e oferece, adicionalmente, uma análise da abordagem hermenêutica escatológica de Paulo e a influência desta em seu evangelho. Na segunda unidade, trabalha os princípios da interpretação com ênfase nos gêneros literários, o objeto de análise da hermenêutica bíblica (as Escrituras), e o método exegético aplicado a diferentes gêneros textuais bíblicos. 

Esta disciplina introduz os principais períodos, eventos e movimentos da História do Cristianismo, desde a origem da Igreja Cristã até a contemporaneidade. O Cristianismo primitivo e a expansão no império romano. A idade média e a diversificação do Cristianismo. O Cristianismo no Novo Mundo e a Era Moderna. O crescimento global do Cristianismo e os desafios contemporâneos. O futuro do Cristianismo e o desafio da unidade.

A disciplina analisa alguns temas centrais no desenvolvimento da teologia contemporânea. Liberalismo. Existencialismo. A teologia de Karl Barth. A teologia de Rudolf Bultmann. A ortodoxia. Crítica ao liberalismo e ao existencialismo. A alternativa Evangélica ao Modernismo. O Evangelicalismo dialogando com o pensamento moderno. Contribuições do passado e perspectivas para o futuro. Breve biografia dos principais teólogos contemporâneos.

Esta disciplina oferece uma aproximação abrangente para o estudo das Escrituras Sagradas, explorando os princípios fundamentais, as aproximações e métodos hermenêuticos, bem como os temas centrais da Teologia do Antigo e do Novo Testamento. Introdução à Teologia Bíblica. História e desenvolvimento da Teologia Bíblica. Interpretação e aplicação da Teologia Bíblica. Introdução à Teologia Bíblica do Antigo Testamento. Métodos da Teologia do Antigo Testamento. Características da Teologia Bíblica do Antigo Testamento. Principais Temas da Teologia do Antigo Testamento. Introdução à Teologia Bíblica do Novo Testamento. Métodos da Teologia do Novo Testamento. Características da Teologia do Novo Testamento. Principais temas da Teologia do Novo Testamento. Síntese, aplicação prática e perspectivas futuras.

MESTRADO EM TEOLOGIA
Disciplina obrigatória


Esta disciplina introduz a Teologia Bíblica do Antigo Testamento. Conceito e definição de Teologia Bíblica do Antigo Testamento. Métodos de Teologia do Antigo Testamento. História da Teologia do Antigo Testamento. A Natureza da Teologia Bíblica. Três características da Teologia Bíblica do Antigo Testamento. A tendência da Teologia Bíblica. Teologia do Antigo Testamento e História. Esboço da Teologia do Antigo Testamento. A ideia de Testamento. Introdução à história do desenvolvimento da Teologia do Novo Testamento e do estado da investigação atual. Pressuposições da Teologia do Novo Testamento. Tensões da Teologia do Novo Testamento. Metodologia da Teologia do Novo Testamento. 

Esta disciplina trabalha a capacidade do doutorando em elaborar um texto para estudo da disciplina Teologias Joanina e Paulina que poderia ser usado com estudantes de graduação em teologia.
Esta disciplina apresenta as normas e instruções para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso do Mestrado.