Capelania Evangélica

Esta disciplina introduz o ministério da Capelania Evangélica. Os tipos de Capelania. A história da Capelania. A Capelania militar no Brasil. O trabalho do Capelão.

Estudo dos questionamentos envolvendo o sofrimento como parte da experiência humana à luz da teologia cristã e da Palavra de Deus. O problema do sofrimento humano. A existência do sofrimento. A permissão de Deus para a existência do sofrimento. A presença de Deus no sofrimento. Sofrimento e aprendizado.
Esta disciplina analisa a contribuição que o serviço de Capelania Hospitalar pode proporcionar ao enfermo aos seus familiares no ambiente hospitalar. Fundamentação histórica e teológica da Capelania Hospitalar. O capelão hospitalar. Atribuições do capelão hospitalar. A contribuição do voluntário para a Capelania Hospitalar. Ciências e teologia. Saúde integral. Saúde, ciência e fé.

Esta disciplina descreve os objetivos, importância, funções e legalidade da capelania escolar e o papel, a formação e o perfil ideal de um capelão ou capelã escolar. Fundamentos teológicos para a capelania escolar e universitária. Questões práticas sobre o serviço de Capelania escolar/universitária.

Esta disciplina é um guia de treinamento para o ministério prisional. O mandato bíblico para o ministério prisional. Qualificações e preparação para o ministério prisional. Começando um ministério prisional. Correspondendo-se com os presos. Visitando os presos. Dirigindo reuniões grupais. Assistindo as famílias dos presos. Ministrando aos presos do corredor da morte. O ministério pós-prisão. Tipologia institucional e do preso. Códigos de vestimentas e segurança. Relacionando-se com os presos.

Estudo dos questionamentos cristão e não cristão fazem a respeito da Bíblia, de Deus, da ética cristã, do perdão, culpa, milagres, prosperidade etc.