Aqui encontram-se as disciplinas específicas do curso de Escatologia Bíblica para a Segunda Graduação ou Pós-Graduação.

Esta disciplina se concentra nas tendências de estudo no campo da teologia escatológica, em especial, no Evangelicalismo. Relação histórica entre Evangelicalismo e Escatologia. Os problemas atuais no campo de estudo da escatologia. Tendências na concepção evangélica da escatologia cristã. Tendências na reflexão escatológica cristã na contemporaneidade. A influência grega na escatologia paulina.


Esta disciplina se insere no campo geral de estudos da Teologia Sistemática e, especificamente, da Escatologia Bíblica. Introdução geral ao livro de
Apocalipse: autoria, data, localização, métodos de interpretação. Chave interpretativa para Apocalipse. Erros proféticos. Interpretando o simbolismo.
Gênero literário. Estrutura do livro de Apocalipse. A mensagem de Apocalipse. Introdução à interpretação da literatura apocalíptica. Dicas para entender o
livro de Apocalipse.

Disciplina obrigatória (Mestrado em Escatologia Bíblica) e Eletiva (outros Mestrados).


Esta disciplina se insere no campo geral de estudos da Teologia Sistemática e, especificamente, da Escatologia Bíblica.  Como interpretar a profecia bíblica. A linguagem poética. Propósitos dos estudos escatológicos. A hermenêutica da Escatologia. Tipologia. Simbolismo. Sete princípios fundamentais da hermenêutica escatológica. A ambiguidade hermenêutica da escatologia e o princípio da analogia da fé. O método gramático-histórico-teológico. O método gramático-histórico-mitológico. Uma alternativa hermenêutica para o estudo da Escatologia.

Disciplina obrigatória